Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Como cuidar de orquídeas, passo a passo! orquidea linda.

Como cuidar de orquideas

Nesse post mostraremos de forma minuciosa como cuidar de orquídeas.

Ao longo dos anos, surgiu o mito de que cuidar de orquídeas é muito complexo, com uma gama de espécies gigante e pouca informação era difícil ter uma orquídea linda e colorida em sua casa.

Contudo, com o passar do tempo, surgiram associações de criadores de orquídeas, formados por amantes de orquídeas, compartilhando dicas e ensinamentos.

Felizmente esses criadores conscientes e amantes dessa linda planta começaram a divulgar informações que beneficiam aqueles que admiram a orquídea, mas temem por não ter conhecimento suficiente para cuidar delas.

O primeiro aspecto a se ter em mente de como cuidar de orquídeas é que as orquídeas demandam o mínimo de atenção do dono pelo menos uma vez por dia.

Iluminação para cuidar de orquídeas

As orquídeas em sua maioria necessitam ser expostas ao sol para que floresçam. A exposição ideal é antes das nove da manhã e depois das quatro da tarde quando a temperatura está mais amena. As flores podem crescer de uma até duas vezes por ano se bem cuidadas.

A florada das orquídeas criadas em ambientes internos para adorno tem variação de duração de 20 até mais de 40 dias.

Orquídeas, descubra como irrigar e regar:

Para que as flores se mantenham sadias, a rega deve ser feita com cautela. A maioria das orquídeas necessita ser regada no máximo três vezes por semana e se a região for de clima mais frio deve se regar duas vezes a semana.

A umidade excessiva pode proliferar bactérias e fungos prejudiciais à planta.

Na natureza, a orquídea vive na base das árvores ou de forma elevada nos troncos e galhos, normalmente na sombra se alimentado dos elementos de decomposição.

Em casa, a orquídea deve ser cultivada em um vaso, com substrato de fibras de madeira e de coco.

Verificar com os dedos a umidade do substrato é a melhor forma de medir a quantidade de rega que a planta necessita, já que a umidade relativa do ar, o uso de ar-condicionado e o calor podem interferir no seu desenvolvimento.

Alguns especialistas afirmam que borrifar levemente um pouco de água nas folhas no início e no final do dia ajuda a dar vigor às orquídeas. Alguns aspectos podem ser sinalizadores de que há algo errado no cuidado. Pontos pretos podem indicar queimaduras causadas pelo sol, ressecamento ou falta de nutrientes. Se as folhas estiverem enrugadas é indício de falta de água, assim como o bulbo encolhido que pode indicar pobreza de nutrientes. As temidas bactérias e fungos fazem com que manchas apareçam e em casos mais graves pode haver até buracos nas folhas. O excesso de água ou falta de nutrientes pode fazer com que a folhagem da planta fique amarelada.  Mas tudo isso somente acontecerá se a planta não tiver cuidado diário.

É importante lembrar que a planta floresce de uma até duas vezes por ano na maioria, e no restante do período sem flores os cuidados devem ser os mesmos para que a próxima florada seja ainda mais bela.

Como adubar sua orquídea?

Fique por dentro, deixe sua dúvida nos comentários, ficaremos felizes em ajudar a cultivar a sua linda orquídea.

Quais vasos usar na sua orquídea?

Dicas rápidas e úteis para cuidar de orquídeas