Tipos de orquídeas

Saber quais são as melhores e mais lindas orquídeas para decorar sua casa é muito importante para que você possa escolher as que quer adquirir.

Existem milhares de espécies diferentes, espalhadas pelos continentes e países, com características, cores e formas diversas e únicas.

Alguns tipos de orquídeas são raras, exóticos e apresentam formas e combinações de cores que são ainda mais exuberantes e diferenciadas em sua composição.

E é justamente essa diferenciação, por meio das mais variadas espécies e famílias, que torna essas flores tão peculiares e procuradas para compor o visual de nossos lares.

Em sua maioria esmagadora, essas flores são usadas apenas com fins decorativos, e para isso, podemos utilizar diversos tipos de vasos para plantá-las e combinar ainda mais com nossos ambientes.

No entanto, é importante lembrar que cada espécie de orquídea precisa de cuidados especiais.

No geral, algumas dessas plantas são mesmo melindrosas e precisam de cautela no trato.

Ter atenção ao replante na hora exata, qualidade e composição do substrato utilizado, além de atentar-se até mesmo ao tipo de vaso.

Todos esses processos fazem parte do cuidado com sua orquídea.

Justamente pensando nisso, decidimos trazer um guia detalhado, para que você possa conhecer alguns tipos dessa planta tão exuberante e decidir qual – ou quais – ficarão bem na sua sala de estar ou qualquer outro local.

Além de apresentar a você essas espécies maravilhosas de orquídeas, vamos também combinar essas informações com dicas de cuidado para cada uma delas, além de um pouco de história.

Já que o seu intuito é decorar sua casa com essas plantas maravilhosas, vale a pena conferir essas dicas de espécies para compor seu ambiente.

Essas plantas exóticas têm muitas variedades de formas e cores, que combinadas, formam exemplares perfeitos e únicos.

A delicadeza e a beleza sutil das flores, alegra qualquer ambiente.

No geral, como já dissemos, essas plantas maravilhosas são delicadas demais e precisam de cuidados especiais para se manterem saudáveis.

Em cada seção, vamos tentar trazer o máximo de informações sobre a espécie em questão e alguns cuidados para que ela fique sempre linda.

Então vamos lá, conhecer mais sobre essas plantas incríveis e tão cobiçadas pelo mundo afora.

Escolha da planta

Você sabia que existem na natureza mais de 35 mil espécies diferentes de orquídeas? São diversas cores, aromas, formatos e características particulares que faz cada espécie única.

A maioria é utilizada para fins ornamentais ou decorativos e existem aquelas que são preferência para os cultivadores que desejam aproveitar-se de suas utilidades. A espécie Jumelleaé muito utilizada para a produção de tabaco e perfumes, enquanto a oquidea Vanilla é bastante utilizada na produção de baunilha.

Também muito amada pelos cultivadores a orquídea Vanda tem sido cada vez mais cultivada.

Orquídea, como escolher a planta ideal decorar sua casa?

Ao escolher a sua orquidea, opte por aquelas que irão conseguir adaptar-se à sua região. Essas plantas costumam florescer de uma a duas vezes ao ano, então se você pretende sempre ter suas orquídeas floridas, uma dica é cultivar diferentes espécies.

Afinal, as diferentes espécies têm ciclos de floração diferente, variando por tipo.

Cada espécie de orquídea necessita de um cuidado específico, apesar de serem resistentes, necessitam do espaço e adubação correta para o bom desenvolvimento. Entre as espécies mais fáceis de serem cultivadas, estão: orquídea:

  • Orquídea Phalaenopsis
  • Orquida Cattleya
  • Orquideas Paphiopedilum.
  • Orquidea Vanda

[pt_view id=”487a02aqe2″]

Orquídeas do mato

Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre algumas espécies de orquídeas do mato e saber mais sobre suas especificidades e formas de criação.

Esse tipo de planta tem uma variedade grande em disponibilidade na natureza, sendo possível encontrar em torno de 1500 variedades dela.

Essas variedades podem sem encontradas na Mata Atlântica. Justamente por isso, é importante notar que algumas dessas plantas estão em risco constante e iminente de extinção.

As orquídeas do mato podem ser vistas em diversas formas, cores, formatos e tamanhos, mas geralmente estão fixadas em alguma árvore – quando em seu habitat natural – em alturas enormes.

Existem diversos tipos dessa planta. Algumas espécies podem ser mais comuns, outras nem tanto, mas a verdade é que são plantas incríveis e podem ser opções reais de orquídeas para decorar sua casa.

Claramente não teremos como listar e trazer todas as opções possíveis dessa planta, mas escolhemos a dedo aquelas que podem agregar mais ao seu ambiente doméstico ou jardim.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre as orquídeas do mato, principais espécies, formas de trato com a planta e características gerais.

[pt_view id=”00b1504fdw”]

Existem outros tipos de orquídeas do mato

Essas espécies apresentadas são apenas um pequeno gostinho para você que se interessou por essas maravilhosas espécies de plantas.

Como citamos, existem mais de 1500 espécies diferentes, que garantem bastante versatilidade e variações de cores, formatos e formas de cuidado.

De qualquer forma, são incríveis opções de orquídeas para decorar sua casa de forma elegante e viva, com a sofisticação que essas plantas fornecem a quaisquer ambientes.

As orquídeas terrestres, são lindas para decorar sua casa

Essa espécie numerosa e variada de orquídeas que habitam os solos, também tem lá seus destaques e um espaço no coração de quem pretenda decorar seus jardins com elas.

As orquídeas terrestres são plantas muito interessantes, que são comumente encontradas em florestas, vivendo de forma tranquila no chão fértil desses lugares.

Por justamente viverem nesse tipo de ambiente, são bem acostumadas com altas umidades no ar e até mesmo, muita água em suas raízes.

Essa numerosa espécie de orquídeas também é encontrada no Brasil.

[pt_view id=”933639ffae”]

Uma característica interessante dessas plantas é que, por serem mais simples – algumas você nem mesmo encontra para venda – acabam passando em branco por quem as vê.

Muitas dessas orquídeas terrestres têm pouco ou nenhum valor comercial, mas algumas são interessantes e separaremos as que mais podem agregar ao seu ambiente, para que você as conheça.

Cuidados gerais com orquídeas terrestres

Primeiramente, lembre-se que esta é uma espécie numerosa, portanto, pode ser que algumas dicas não se apliquem a todos os tipos de terrestres.

No geral, como disse, são plantas que ficam no solo e gostam de ambientes úmidos, terra molhada e não precisam de ter tanta preocupação em relação ao adubo.

No entanto, tenha sempre cuidado para não exagerar na hora da rega e encharcar a planta sem necessidade.

Assim como outras espécies de orquídeas, a terrestre gosta de ambientes iluminados, porém sem incidência direta dos raios solares, para evitar danos na sua planta.

Você também pode plantar suas orquídeas terrestres em vasos, desde que eles tenham tamanho necessário para comportar sua planta, sem que ela passe por uma adaptação ruim.

Caso prefira, pode fazer o cultivo diretamente no chão, em ambiente úmido e sem incidência de luz direta, para ver sua planta crescer saudável e vibrante.

Tipos de orquídeas híbridas

Você já ouviu falar nas orquídeas híbridas?

Pois bem, elas podem ser então uma excelente adição para sua coleção e são excelentes espécies de orquídeas para decorar sua casa.

Mas você sabe exatamente o que são, como surgem e quais alguns tipos que você pode adquirir?

Separamos algumas informações muito interessantes pra você entender mais sobre as espécies híbridas, como são formadas e dar dicas de cuidado e de quais adquirir para a sua casa ou jardim.

Entenda mais sobre as orquídeas híbridas

As orquídeas são plantas formidáveis e numerosas. Como já dissemos, existem mais de 30 mil espécies distribuídas pelo globo, em vários continentes.

Essas plantas incríveis apresentam variedades absurdas e nuances, cores e formas que chamam atenção por sua singularidade e beleza exótica e única.

São itens excelentes para alegrar sua casa e até valem o investimento para quem deseja se especializar mais nesse mundo e adentrar no conhecimento sobre as orquídeas.

E isso tem tudo a ver com as espécies híbridas.

[pt_view id=”7da2394yj9″]

Basicamente, os cultivadores formam essa planta pela combinação de espécies diferentes, com a busca por obter um novo exemplar, logo, com características diversas.

Vale salientar que a formação de híbridos pode acontecer normalmente na natureza, de forma totalmente espontânea. Sabendo disso, existem dois tipos de híbridos, os naturais e aqueles feitos pelos seres humanos.

No caso dos híbridos naturais, geralmente ocorrem com plantas de mesma espécie. Quando as orquídeas se encontram relativamente próximas umas das outras, podem ser polinizadas por insetos e aves.

Daí então, há uma possível formação de uma nova espécie, que engloba as características inerentes as suas genitoras.

No caso dos híbridos artificiais, feito pelo homem, essa polinização é feita de forma provocada.

O procedimento é feito com a deliberada intensão de obter nova espécie, de acordo com a vontade de quem cultiva.

Porém, essa é uma tarefa difícil e por vezes que não obtém sucesso. Fazer um híbrido é tarefa para quem entende e mesmo assim, não é garantia de sucesso.

Pode demorar anos até que a planta floresça, por isso, é necessário paciência para cultivar e fazer experiências.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as orquídeas híbridas, vamos apresentar algumas espécies para que você possa conhecer e avaliar a possível aquisição.

Tipos de orquídeas epífitas para decorar sua casa.

Você conhece as orquídeas epífitas? Sabe o que esse nome complicado significa?

Pois saiba que, no entanto, não é nada demais. Essa nomenclatura apenas indica que as orquídeas desse tipo, apresentam uma peculiaridade em seu local de fixação.

Elas preferem, portanto, prender-se em árvores e galhos.

[pt_view id=”d18f036mip”]

Muitas pessoas acabam pensando que essas orquídeas que vivem em árvores são parasitas e que dependem delas para viver, mas na realidade, elas somente se apoiam.

As árvores fornecem boa proteção em relação aos ventos, luz solar e até acabam auxiliando com a nutrição da planta, já que ela ocorre por meio de folhas e compostos que caem perto das raízes.

Não há, então, relação de parasitismo em relação às orquídeas e árvores que as hospedam.

Essas plantas vivem em altura, graças as árvores que as comportam. Elas têm algumas peculiaridades.

Como funciona a nutrição das orquídeas epífitas

O fato desse tipo de planta ter raízes aéreas e morar nos troncos de árvores e galhos, pode gerar algumas dúvidas quando pensamos no fator “nutrição” desses exemplares.

Pois bem, pode ser difícil de imaginar, mas, no entanto, é bem simples o processo que é desenvolvido para a planta obter nutrientes.

Primeiramente, é preciso entender que as orquídeas epífitas têm uma espécie de substância em suas raízes, que se chama velame.

Essa substância acaba por encapsular a raiz das epífitas, dando uma característica de esponja a essa parte da planta.

Como é fácil de imaginar, podemos entender então, que graças ao velame existe uma boa facilidade em absorver água da própria umidade do ar.

Interessante, não é mesmo?

Além disso, existe um outro fato bastante interessante.

Ali mesmo, no velame que envolve a raiz dessas plantas, um pequeno fungo se aloja e auxilia a decompor os materiais orgânicos que entram em contato com ela.

O micorriza garante que os materiais sejam decompostos com mais facilidade, o que acaba por fornecer maior capacidade de nutrição da planta.

Ele também faz seu papel em auxiliar a obter água da umidade do ar e do tronco das árvores.

Como cultivar as orquídeas epífitas para decorar sua casa

Então você quer detalhes sobre como cultivar uma orquídea epífita, não é mesmo?

Essa pode ser uma pergunta que não é tão fácil de ser respondida, visto que esse tipo de orquídea apresenta uma variedade muito grande de exemplares.

Essa diferença no cultivo pode ser ainda maior, a depender do local de origem da planta.

Justamente por isso, é importante primeiro fazer um estudo da epífita que você pretende ter em casa para, assim, poder montar a melhor estratégia de cultivo e cuidado.

No entanto, podemos frisar alguns cuidados básicos, como evitar luminosidade direta na planta, não regar excessivamente e utilizar substratos adequados.

Sendo assim, vamos te apresentar algumas espécies de orquídeas epífitas, para que você possa decidir quais obterão melhores resultados no seu ambiente.

Excelentes orquídeas para decorar sua casa, as orquídeas negras

Você conhece as orquídeas negras? Essa espécie de flores com coloração negra – ou quase isso – acaba sendo muito procurada por diversos amantes de orquídeas.

[pt_view id=”9b9cc0650n”]

Algumas espécies costumam custar milhares de reais, e outras, acabam sendo bem mais em conta a depender da raridade e também da procura.

Você acha que essas podem ser as mais interessantes orquídeas para decorar sua casa? Pois então vamos conhecer dois tipos dessas belezas pra te ajudar a fazer uma boa escolha.

Tipos de orquídeas Brasileiras Orquídea Cattleya walkeriana ou ‘Feiticeira’

Nós já citamos a Cattleya Wakeriana anteriormente, e explicamos porque essa é uma das plantas mais populares do nosso país.

Já deixamos claro que ela é uma excelente aquisição e são orquídeas lindas e perfeitas para decorar sua casa.

[pt_view id=”e155253oqs”]

Ela é mais facilmente encontrada nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso e Goiás e é um produto nacional.

A Walkeriana feiticeira é um tipo raro da Cattleya, que acaba por movimentar muitos aficionados pelo cultivo dessas plantas.

Suas flores podem surgir em diversos tons de roxo, rosa ou lilás e alcançam tamanhos de até 12cm.

O ponto alto da sua florada geralmente acontece em maio e suas flores têm duração de até trinta dias, o que também se torna um atrativo.