Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeUtils.php on line 270

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Orquideas Bambu, lindas no seu jardim! tudo de orquídeas!

Orquidea bambu

Tudo o que você precisa saber sobre orquídea bambu. Para quem ama orquídeas em especial hoje falaremos sobre a Bambu, que é uma das queridinhas do jardim de muita gente, como tudo nesta vida as plantas também estão sujeitas a modismo.

A orquídea Bambu também já teve seus dias de glória como uma planta popular florescendo o jardim de muita gente. Famosa por sua beleza, resistência e rusticidade ela é perfeita para quem ama ter um jardim bem florido e robusto.

O que é a orquídea Bambu?

É uma planta típica do sudoeste asiático, que cresce livremente devido à sua rápida reprodução. No entanto, a orquídea bambu ou  Arundina graminifolia que é o seu nome científico pertence a um grupo muito pequeno, com apenas sete outras espécies, todas terrestres que adoram climas quentes.

É um planta utilizada para enfeitar a casa, normalmente as pessoas plantam ela nas paredes, muretas ou muros isoladamente, ela é perfeita para o paisagismo.

Seu caule tem até 2,5 metros de altura e suas folhas são longas e finas, lembrando muito o bambu, daí o nome. Ele também tem flores brilhantes, emite um cheiro forte e atrai muitos insetos polinizadores. Suas flores têm cerca de 10 cm de comprimento e podem durar até 3 dias, florescendo a cada ano.

Benefícios de cultivar orquídea Bambu

  • Purifica o ambiente;
  • Purifica o ar da casa;
  • Ajuda acalmar os nervos;
  • Dão um ar de elegância e bom gosto no ambiente;
  • Melhora os níveis do humor;
  • Melhora a qualidade de vida.

Como cultivar orquídeas Bambu?

Embora a orquídea seja uma planta de fácil cuidado e adaptação, pois ela convive em ambiente quente, que é a nossa realidade principal hoje, ela necessita de um solo úmido, bem adubado e drenado de preferência para aumentar a sua longevidade.

Ela quer muito sol, mas só precisa regar duas ou três vezes por semana para controlar a umidade e se acostumar à meia sombra. No verão quente ou em lugares com muito vento, regue todos os dias, se o tempo estiver frio, reduza a quantidade de água no dia seguinte. No inverno, as geadas devem ser evitadas.

Ou seja, em uma mistura de solo vegetal e fertilizante orgânico, areia e húmus de terra (ou composto orgânico). Se você quiser plantar em um vaso de flores, escolha argila e substitua a areia por um substrato misto para reduzir o calor das raízes.

O local ideal para o cultivo de orquídeas é o sol, pois ela floresce em local ensolarado, caso ela seja plantada em um local onde não tenha luz do sol, elas se esticam e seus galhos se dobram para receber a luz do sol. Mudando completamente a sua estetica e prejudicando a sua floração.

Cuidados na podas das mudas da orquídea Bambu

É importante fazer o processo de poda somente após a floração, quando todas as flores da sua orquídea tiverem caído. Sendo assim você vai tirar apenas as HASTES mais velhas.

O intuito é apenas efetuar a limpeza da planta, isso deve ser um hábito para que a sua orquídea Bambu floresça novamente.

Quando as orquídeas Bambu estão saudáveis elas costumam soltar brotos que chamamos de Keikis, quando tiverem mais ou menos de 2 a 3 raízes e com cerca de 5 cm centimentos pelo menos pode tirar da raiz mãe.

Daqui a um tempo essa muda estará pronta para ser plantada em área com bastante composto orgânico.

Como funciona a reprodução da orquídea Bambu?

Reproduzida de 4 maneiras diferentes:

A primeira é pelo processo de simbiose, em que a flor se fecha após a fecundação, o ovário se expande e começa a se multiplicar, produzindo novas sementes.

No segundo modo de reprodução (não biológico), a reprodução também pode ser feita por sementes, mas deve ser feita em laboratório.

orquidea bambu

O terceiro tipo de reprodução (meristemático) também já foi feito em laboratório, mas usa tecido vegetal e manipula a divisão celular.

O último tipo de reprodução é chamado de “divisão do rizoma”, em que mudas extraídas do caule são extraídas e plantadas em galhos ou troncos até que estejam completamente fixadas.

Como cuidar das pragas que possa vim a dar na sua orquídea Bambu?

Em relação ao cultivo de orquídeas, devemos estar atentos aos parasitas. Portanto, caso as suas orquídeas venham sofrendo ataque de pragas, corre na casa de produtos específico e compre um remédio imediatamente para não acabar com as suas plantas.

É importante observar: por exemplo, manchas redondas em tons de marrom, preto ou marrom (mesmo com bordas amareladas) ou anéis vermelhos na parte inferior das folhas podem indicar uma doença causada por um fungo.

Normalmente, a parte afetada deve ser cortada e queimada, e então a planta deve ser isolada das outras plantas. Na maioria das vezes, é necessário o uso de agrotóxicos e fungicidas para eliminá-los, o mais recomendado é o sulfato de cobre.

Por outro lado, as folhas amarelas podem ser causadas por uma variedade de fatores, incluindo raízes fracas causadas pela luz (luz solar excessiva), baixa umidade ou má nutrição das raízes.

Orquídea bambu e suas Cores:

Roxo: este é o mais comum. Sua flor é formada por pétalas, discos e lábios centrais. A tonalidade das pétalas é entre o lilás e o roxo, enquanto os lábios são sempre roxos. É amplamente utilizado em projetos de paisagismo.

Branco: esta espécie é chamada de arundina alba. Flores totalmente brancas crescem mais lentamente do que outras flores. Portanto, geralmente é menor do que outras orquídeas de bambu.

Branco e roxo: Esta é Semialba arundina, também há flores brancas. No entanto, seus lábios são roxos, assim como as espécies mais comuns nas plantas.

Amarelo: É difícil encontrar orquídeas de bambu amarelas, mas são tão bonitas quanto outras orquídeas. Suas pétalas são amarelas, assim como seus lábios, mas com pinceladas roxas.

O preço médio de uma orquídea bambu varia de 40 a 120 reais dependendo da cor e da espécie. Outra grande curiosidade dessa planta linda é que ela é muito utilizada em buquês de casamento por dispor de elegância e beleza.