Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Orquídeas, como cultivar essas espécie linda, leia e descubra.

Cultivo de orquídeas, aprenda tudo sobre o mundo fantástico das orquídeas.

O cultivo de orquídeas

Como cuidar de orquídeas é algo que vem ganhando cada vez mais espaço.

Porque o cultivo de orquídeas vem ganhando tanto espaço? as orquídeas são plantas tão admiradas em diversos níveis desde colecionadores, cultivadores e simples consumidores que mitos surgiram sobre o seu cultivo.
Por ser uma das flores mais famosas do mundo com 35 mil espécies, com alto volume de comercialização, divulgaram-se informações que fariam o consumidor comum pressupor que o cultivo de orquídeas é um hobby caro, que demanda atenção com poucos resultados.

Para esclarecer os fatos sobre o cultivo e como cuidar de orquídeas, é preciso comentar sobre alguns tópicos importantes.

A orquídea na natureza normalmente vive presa às árvores se alimentando do material de decomposição dela. Portanto, para cultivar esse tipo de orquídea denominado epífitas, classificação da maioria das orquídeas no Brasil, é preciso ter um substrato de lascas de madeira, enriquecido com outros elementos naturais como fibra de coco.

como cultivar orquídeas

 

Em orquidários profissionais as orquídeas são separadas por gêneros e cada um deles recebe a devida rega e exposição ao sol, que dificilmente é direta. Para ter um orquidário por hobby, especialistas aconselham seguir as mesmas dicas.

Ter vários tipos de orquídeas é sempre interessante, já que a maioria delas floresce uma ou duas vezes por ano, com duração de 20 até mais de 40 dias.

Com uma boa diversidade de plantas é possível ter flores no orquidário o ano inteiro. Recomenda-se anotar os nomes e as características de cada orquídea para que o orquidário fique organizado de maneira prática e funcional e cada planta receba a devida atenção.

Ao adquirir as orquídeas, é preciso ter atenção para comprar de um estabelecimento autorizado, que de maneira nenhuma tire orquídeas da mata selvagem.

Como Regar a sua orquídea corretamente.

A rega é outro assunto delicado quando se trata de orquídeas, pois o procedimento é diferente da maioria das outras flores, no entanto tão simples quanto. As orquídeas não toleram umidade, portanto não é preciso colocar aquele famoso pratinho embaixo do vaso da planta.

A rega é feita normalmente três vezes por semana ou menos. O excesso de umidade é pior que a falta de água, pois faz proliferar fungos e bactérias. Para ter segurança ao regar, sinta com os dedos o nível de umidade do substrato.

Borrifar água de manhã cedo ou no final da tarde apenas nas folhas revigora a planta.

Qual a iluminação ideal para sua orquídea?

A iluminação também merece uma atenção especial, já que a exposição ao sol é essencial para que a planta floresça.

Saiba mais: Qual a iluminação ideal para sua orquídea.

A orquídea não resiste ao calor, pois na natureza estaria protegida pela sombra das árvores. Portanto o horário ideal para o banho de sol é antes das nove da manhã e depois das quatro da tarde.  Especialistas recomendam que os vasos sejam colocados sempre no mesmo local para o banho de sol e que tenham furos.

O segredo para cultivar orquídeas é o amor, admiração e cuidado com esta linda planta que como todos os seres vivos tem suas peculiaridades. Comprar sempre de um vendedor autorizado, organizar as plantas por gênero, controlar a exposição ao sol, fazer uma rega moderada de acordo com a necessidade são os cuidados básicos para cultivar orquídeas.

Deixe um comentário