Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
as mais lindas orquídeas brasileiras, fotos e curiosidades

Orquídeas brasileiras lindas especies catalogadas!!!

As orquídeas brasileiras são catalogadas em 190 gêneros e 2.300 espécies. Algumas infelizmente em extinção por conta do comércio ilegal de flores selvagens. De acordo com especialistas, o ideal é comprar orquídeas de orquidários especializados que produzem as plantas com uma genética melhorada e livre de fungos e bactérias presentes na natureza que possam prejudicar outras plantas e animais em casa. A orquídea com tantos tipos é uma das plantas mais comercializas, por isso todo cuidado com a preservação e cultivo consciente é necessário, principalmente ao se tratar de um patrimônio nacional no caso das orquídeas brasileiras.

Cattleya labiata
Cattleya labiata

A Cattleya labiata, um exemplar belíssimo de orquídea brasileira, oriunda da região do Nordeste, florescendo em Alagoas, no Ceará, na Paraíba, em Pernambuco e no Sergipe. Conhecida também como a Rainha do Nordeste, essa orquídea de fortes tons de rosa e formato característico está em extinção, por conta da colheita e venda ilegal para outras regiões do país como Sul e Sudeste.

 

 

 

Outra orquídea brasileira que chama atenção por suas cores e formato delicado, é a Cattleya intermédia. Essa linda orquídea de tamanho médio pode ser encontrada em variações de tons de lilás, violeta, rosa, branco e até tons levemente azulados; um verdadeiro deleite para os olhos. A Cattleya Júlio Conceição, que leva o nome de seu criador, é a primeira orquídea branca híbrida brasileira.  O criador, Júlio Conceição, que trabalha no Orquidário de Santos, tem muito orgulho de sua criação e afirma que a orquídea completamente branca atrai olhares e faz sucesso em exposições. Para a criação doméstica de sua orquídea especial, Júlio afirma poucos cuidados como rega moderada e pouca exposição ao sol são suficientes.

A Hadrolaelia purpurata que já foi chamada de Laelia purpurata, é conhecida em algumas regiões pelo carinhoso apelido de “a rainha das orquídeas brasileiras” por ser adorada em exposições de reconhecimento internacional, representando de forma majestosa o país. Essa orquídea cresce em algumas regiões de Mata Atlântica em Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul. Essa espécie sofreu uma diminuição de seu volume, por conta do desmatamento para comércio ilegal. Hoje, especialistas reproduzem a Hadrolaelia de modo seguro em laboratório, deixando os exemplares restantes na mata. As pétalas brancas são uma característica deste tipo de orquídea, compostas por labelos que variam em tons de roxo, lilás, rosa, laranja, amarelo entre outros.

A maioria das espécies brasileiras pode ser cultivada em ambientes internos já que devem ficar a sombra em temperatura amena. Os vasos devem estar sempre drenados e a rega deve ser feita com parcimônia para evitar mofo, bactérias e fungos. As orquídeas brasileiras normalmente são cultivadas em substrato de casca de coco, carvão e casca de madeira.

Orquídeas
Orquídeas

Aproveitar a beleza das orquídeas brasileiras para adornar os ambientes é um privilégio de todos que residem nesse lindo país. Só é preciso se certificar de que o orquidários ou estabelecimento que comercializam essas majestosas plantas seja devidamente legalizado e tome todos os cuidados para a preservação de cada uma das nossas belas espécies.

Deixe um comentário