Irrigação, descubra como regar corretamente!
Sempre teve dúvida de como regar as orquídeas? independente de qual seja a espécie de sua orquídea, o excesso de água no processo de irrigação, pode causar problemas na planta, como o apodrecimento ou mesmo o sufocamento das raízes.
Acredite ou não, é mais provável que sua orquídea morra por ‘afogamento’ do que por falta de água. O ideal é regar suas orquídeas na parte da manhã ou no final da tarde.
Outra questão muito importante, é que embaixo do vaso, você não utilize pratos, além disso o vaso deve ter furos, de forma que seja possível a circulação de água e o escorrimento dos excessos.
Quantas vezes devo regar as orquídeas?
- Plantada em substrato com pó, a rega pode ser semanal
- Plantada em piaçaba ou casca de madeira, a rega deve ser diária.
Fique atento a qual o substrato (material) sua orquídea esta plantada. dependendo dele, a secagem e absorção de água pode ser rápida ou lenta.
Talvez você esteja pensando “como vou saber se a irrigação está sendo realizada da forma correta?”, alguns sinais podem ser observados a fim de responder à essa questão.
Será que estou molhando certo?
O surgimento de alguns pontinhos pretos nas folhas, pode indicar que ela está recebendo água demais, o que pode resultar no aparecimento de fungos. Outro teste que pode ser feito, é tocar na terra onde ela está plantada.
Pode ser que você observe que a terra da superfície do vaso esteja seca, mas em seu interior a terra esteja úmida. Para fazer essa verificação, penetre o dedo em seu interior, e caso já esteja úmido, não acrescente mais água.
Acesse nossa pagina sobre escolha de vasos para orquídeas.