Orquídeas segredos desvendados

ORQUÍDEAS

Orquídeas exercem um fascínio entre os aficionados colecionadores e os simples espectadores de sua beleza.

Orquídeas existem em tanta variedade que podem custar desde dezenas reais até milhares de reais, dependendo do tipo e da raridade da flor. São ótimos presentes, elegantes, de aparência excêntrica e por serem item de colecionadores estão cada vez mais valorizadas.

As orquídeas fazem parte de uma das maiores famílias existentes de plantas denominada Orchidacea, da ordem das Asparagales. Por isso, as orquídeas são encontradas nas mais variadas formas, cores e tamanhos, sendo mais comuns em localidades de clima tropical. Neste tipo de clima, as orquídeas vivem em árvores a fim de terem acesso à luz, elas se alimentam dos elementos de decomposição que caem dessas árvores.

HISTÓRICO DAS ORQUÍDEAS:

O cultivo de orquídeas foi iniciado na China e no Japão cerca de quatro mil anos atrás. As orquídeas ornamentais, que são as mais conhecidas, cultivadas a fim de serem comercializadas por sua graciosidade, por incrível que pareça são minoria na espécie. As orquídeas ornamentais foram buscadas na natureza e hoje são cultivadas por especialistas que criam até versões híbridas, tendo sempre em vista a beleza ornamental desta flor.

orquídeas
orquídeas

As orquídeas são as flores de maior destaque entre os aficionados. Contam com associações e feiras o ano inteiro nas mais diversas cidades por todo mundo. Orquidários com exposições de novas espécies, divulgação sobre as especificidades desta planta e publicação de informações existentes para o cultivo que interesse novos colecionadores em potencial.

A ideia da maioria sobre as orquídeas é que elas são flores, não plantas e que requerem muita manutenção sendo frágeis e pouco resistentes ao ambiente urbano, portanto requer atenção e cuidado redobrado.

Curiosamente é de um tipo de orquídea que a baunilha é extraída, somente depois a partir deste tipo, foram desenvolvidas essências artificias de baunilha mais práticas e mais baratas. Outra curiosidade é que as orquídeas estão presentes no mundo inteiro, exceto na Antártica, e vivem bem em ambientes selvagens, diluindo a ideia de cuidado extremo que foi passada ao longo dos anos por alguns colecionadores.

Muitas anedotas e mistérios envolvem esta planta cuja flor é tão admirada. Há relatos de uma orquídea do tipo Aerides odoratum que existe desde 1792. A flor da orquídea vanilla, que dá origem a conhecida baunilha dura 24 horas e a espécie phalaenopsis, de origem asiática, é uma das mais comercializadas, dura em média 70 dias. Essa espécie, é uma das mais comuns no mercado brasileiro, é uma das espécies reproduzidas artificialmente, chamadas orquídeas híbridas.  Especialistas trabalham com as sementes, gerando novas cores e formatos, que são reproduzidas no caule posteriormente.

A longevidade de todos os tipos de orquídeas depende das condições e do cuidado que se tem com cada uma delas. A phalaenopsis, por exemplo, é ideal para quem mora em apartamentos, tolera bem temperaturas quentes e precisa ser regada de uma até duas vezes por semana. Outro fator importante para o cultivo eficiente das phalaenopsis é a boa ventilação do ambiente para de evitar a proliferação de fungos e bactérias.

Fique por ligado e acompanhe as novidades em 2021, torne se um expert em orquídeas.