Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Como fazer mudas de orquídeas - TUDO DE ORQUIDEAS

Como fazer mudas de orquídeas

Você é um amante das orquídeas e ainda não sabe como multiplicar essas plantas na sua casa sem gastar com novas flores?

Se você está nessa situação, fique tranquilo(a)! Afinal, nosso post de hoje vai te mostrar como é possível fazer mudas lindas e saudáveis dessa planta que é uma verdadeira paixão nacional!

Continue conosco e tenha uma leitura inspiradora e maravilhosa!

ORQUÍDEA CATTLEYA INTERMEDIA

Afinal, como faço mudas de orquídeas?

Primeiramente, saiba que essas plantas possuem formas distintas para obtenção de mudas. Ou seja, existem vários métodos para conseguir multiplicar as suas orquídeas. Nós vamos te mostrar hoje as técnicas que podem ser feitas em casa.

Portanto, anote o passo a passo e veja qual você acha mais fácil e viável de fazer aí na sua residência. Confira!

Muda de orquídeas através de semente

De antemão, essa técnica é uma das mais difíceis, pois a semente precisa obter todos os nutrientes para crescer.

Todavia, vale a pena tentar e é muito gratificante ver a sua muda ganhar vida depois de muitos cuidados. Veja do que você vai precisar:

  • Micorriza (fungo essencial para o crescimento da semente);
  • Sementes da orquídea que você deseja;
  • Água de coco;
  • Algumas raízes de orquídeas.

Misture a água de coco com a micorriza. Depois, jogue as sementes no vaso de uma orquídea da mesma espécie que esteja saudável e adulta.

Borrife a mistura nas sementes e vá cuidando normalmente do seu vaso. Esse método garante mais segurança na germinação da nova planta, afinal, seu vaso já possui muitos nutrientes essenciais para o crescimento da orquídea.

Faça mudas de orquídeas na areia

Observe as suas flores e veja qual delas já possui um caule com a raiz brotando. Assim, corte esse caule e o enterre na areia com profundidade entre 5 cm e 8 cm. Cuide da orquídea normalmente neste vaso com areia.

Posteriormente, logo que ela começar a dar brotos, coloque-a em um vaso de barro ou em um cachepot de madeira definitivo.

Mudas de orquídeas pelo caule

orquídeas
orquídeas

Do mesmo modo que no tópico anterior, essa dica de obtenção de muda é através do caule. Porém, aqui indicamos que você plante o seu caule em um vaso com substrato para orquídeas.

Dessa forma, indicamos que seu vaso tenha:

  • No fundo ele deve ter casca de pinus, pedrinhas ou carvão (isso auxilia no escoamento de água);
  • Por cima, você deve colocar o substrato próprio para orquídea que achamos em lojas de jardinagem.

Assim, você deverá retirar um caule de uma flor já adulta e que esteja com brotos e plantá-lo nesse local que indicamos. Depois, basta cuidar normalmente da sua planta e aguardar o seu crescimento.

Mudas de orquídeas através do rizoma

Plantar mudas de orquídea através do rizoma é uma das técnicas que mais dá certo! Para isso, siga o nosso passo a passo:

  • Antes de mais nada, saiba que você vai precisar de uma planta com no mínimo 6 caules e que já tenha passado pela primeira florada;
  • Depois, tire essa planta do vaso, limpe as raízes, lave-a com água corrente e jogue as folhas velhas fora. Em resumo, dê uma geral na sua orquídea!
  • Posteriormente, pegue materiais limpos e esterilizados e corte algum desses caules que você deseja replantar. É importante que cada um de seus novos vasos tenha pelo menos 3 pequenos caules cada;
  • Por fim, plante esses caules nos vasos com substrato e cuide deles da mesma forma que as suas orquídeas já adultas.

Faça mudas de orquídeas da espécie Cymbidium

A espécie Cymbidium gera novas mudas a partir dos seus caules. Para isso, depois da planta adulta e após a primeira floração, tire no mínimo dois caules dela e os coloque em vasos adequados.

Entretanto, tenha muita atenção para não estragar as raízes quando você for retirá-las dos caules. Indicamos que você faça o processo com calma e atenção.

Mudas de orquídeas da espécie Vanda

As orquídeas do tipo Vanda não verticais (monopodiais) e para fazer mudas dessas flores, indicamos que você faça o seguinte:

  • Observe a sua orquídea Vanda e só retire uma muda quando ela tiver um novo broto de pelo menos 20 cm de altura;
  • Além disso, recomendamos que você fique de olho nas raízes. Elas devem ter no mínimo 3 cm de comprimento;
  • Se essas medidas existirem, corte um broto e o coloque em um vaso com substrato ou com areia (conforme ensinamos acima).

Cuidados gerais depois de plantar as mudas

orquídeas

orquídeas

Conforme você viu acima, para fazer as mudas corretamente é imprescindível atenção e que o replantio seja feito em um vaso adequado.

Nesse sentido, após a plantio das mudas fique atento(a) aos seguintes pontos:

  • Realize podas sempre que necessário;
  • Mantenha o local com ventilação e umidade ideais;
  • Cuidado com o excesso de luz solar;
  • Leia sobre os cuidados específicos de cada espécie em nosso site e cuide das suas plantas adequadamente.

Agora que você já aprendeu a fazer mudas de orquídeas, acompanhe a nossa página para conhecer mais sugestões sobre como cuidar dessas plantas corretamente. Continue conosco!

Deixe um comentário