Como usar substratos e adubo na sua orquídea
Adubar orquídeas, Qual o melhor alimento para as orquídeas? função dos substratos está em fornecer a sustentação necessária para o crescimento da orquídea, possibilitar a aeração, fornecer nutrientes às raízes e reter umidade para absorção.
Existem diversos substratos disponíveis para orquídeas à serem cultivadas nos vasos, dentre os mais comuns estão: fibras de coco, bucha vegetal, isopor, cacos de telha, musgo esfagno e brita.
Na natureza os substratos são formados por resto de matéria prima em decomposição, como galhos, plantas mortas e folhas.
Adubação
Apesar do substrato ser capaz de fornecer uma quantidade considerável de nutrientes, apenas ele não é suficiente para fornecer a quantidade necessária que as plantas precisam.
Adubar orquídeas é um complemento do substrato, acredite! esse detalhe pode deixar sua orquídea mais floradal
Assim como a grande maioria das plantas, as orquídeas são capazes de absorver nutrientes por meio de suas raízes e das folhas. Entretanto, muitos estudos apresentam que a maior parte dos nutrientes são absorvidos por meio das raízes.
Esse dado comprova que a adubação pelas folhas, não são tão eficazes.
Diferentes tipos de adubos para adubar orquídea, dentre eles:
Adubos minerais (químicos):
A mistura NPK, é muito famosa e utilizada por sua praticidade, além do custo e fácil aquisição.
Esses adubos fornecem apenas 3 nutrientes, que são os mais utilizados pelas orquídeas: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).
Mas não são apenas esses nutrientes que as plantas precisam, por isso há a necessidade de adubos com misturas mais complexas.
Caso opte por utilizar adubos químicos, escolha aqueles que são solúveis em água, para que você aplique junto a rega.
A periodicidade da adubação química deve ser a cada 15 dias, conforme as quantidades indicadas na embalagem do produto.
Evite aplicar os adubos minerais granulados direto no substrato, pois isso pode gerar queimadura nas raízes.
Adubos orgânicos:
Os adubos orgânicos são uma ótima fonte de nutrientes para as plantas, porém fornecem de forma mais lenta.
A absorção dos nutrientes ocorrerá apenas quando a matéria prima se decompuser, pois neste momento o adubo liberará os nutrientes na forma mineral para as raízes.
Esse é o tipo de adubo mais ideal para as plantas, entretanto seu excesso também deve ser evitado.
Pelo simples fato de que adubos orgânicos geram ácidos durante a composição, que podem ser prejudiciais as raízes da planta.
A torta de mamoma e a farinha de osso são os adubos orgânicos mais utilizados pelos criadores de orquídea, podendo ser encontrados nas lojas de jardinagem ou mesmo nos setores de jardinagem dos supermercados.
Adubos mistos:
Os adubos mistos são uma terceira opção para quem pretendente cultivar orquídeas.
Estes formam uma junção entre os adubos químicos e orgânicos, oferecendo a versatilidade dos adubos minerais com a durabilidade dos adubos orgânicos.
— Acesse como molhar a sua orquídea corretamente —