Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Orquídea Vanilla - TUDO DE ORQUIDEAS

Orquídea Vanilla

A primeira espécie de orquídea que escolhemos para figurar em nossa lista, é a Orquídea Vanilla, e isso tem um motivo todo especial.

Caso você não saiba – e acreditamos que esse fato seja inédito pra muitas pessoas – a orquídea Vanilla é a planta que dá origem à famosa, e cara, fava de baunilha.

Pois é exatamente isso. Muitas pessoas não sabem, mas essa especiaria tão cara e cobiçada, provém de uma orquídea específica.

Por isso, esse fato interessante torna a Vanilla uma espécie bastante especial, já que ela é uma das únicas – senão a única – que é cultivada com objetivos que vão além do decorativo.

Lembra quando dissemos que as orquídeas são cultivadas massivamente com fins de decoração?

Pois bem, a Vanilla também o é, porém tem a forte presença no mercado de especiarias.

Para ficar bem claro, no total existem mais de cem tipos dessas orquídeas catalogadas dentro da espécie Vanilla, sendo destaque a Vanilla planifólia, que dá origem às favas.

Essa planta costuma ser criada com destinação comercial para extração das favas, sendo, como dissemos, uma das únicas espécies que são designadas para esse objetivo.

No geral, é uma planta que também vai muito bem para decorar sua casa, apresentando flores bonitas e com cores que variam a depender da espécie escolhida.

Ainda é importante frisar que a Vanilla, seja qual for o tipo que você escolher para ornamentar sua residência, apresenta flores com um perfume muito agradável e doce, acrescentando sutileza a essa composição.

Vamos entrar um pouco mais a fundo nessa orquídea tão interessante e saber mais sobre sua origem, cuidados e características principais da planta.

Características principais da orquídea Vanilla

Essa orquídea tão especial apresenta características muito interessantes, a começar pelo seu tamanho.

Em se tratando especificamente da espécie planifólia, que gera as famosas favas de baunilha, seu tamanho completo pode chegar até a 10 metros, por mais surpreendente que possa parecer.

O seu crescimento é conhecido como monopodial, que significa dizer que crescem apenas na direção vertical, ou seja, para cima. É basicamente uma espécie que cresce no chão, porém, para sustentar seu tamanho por vezes exagerado, usa árvores que estejam por perto para se sustentar.

São, portanto, trepadeiras em sua constituição.

Quanto a suas folhas, podemos caracterizá-las como planas (daí seu nome), crescendo geralmente de forma alternada no seu caule, e de cor bem verde.

Ainda sobre essa característica, a Vanilla planiflora pode ostentar folhas bem grandes, com cerca de 15cm, e mais finas do que em outras espécies.

É, no geral, uma planta bem grande.

Em relação a suas vagens de baunilha, elas têm em média 20cm de comprimento, e costumam surgir entre os meses de julho e agosto.

Suas flores são muito bonitas. Em geral, apresentam tonalidade amarelada, mas podem ter variações de cor, tendendo a branco por exemplo.

Um fato interessante sobre essa planta, por fim, é uma característica específica de seu caule e folhas: eles possuem uma substância em suas construções, que pode causar irritações na pele e queimaduras leves. 

Resumo das características da orquídea Vanilla:

  • São plantas grandes, que podem chegar a 10m de comprimento
  • Essa espécie é trepadeira
  • Produz favas de baunilha
  • Suas folhas são compridas e finas
  • A coloração das flores pode tender do amarelo ao branco
  • Crescem apenas na vertical (crescimento monopoidal)

Como cultivar a orquídea Vanilla?

Se você se interessou em ter essas orquídeas para decorar sua casa, pode ser muito interessante saber alguns dos cuidados que ela requer para crescer saudável e produzir frutos e flores.

Para começar, é preciso saber que ela precisa de espaço vertical para crescer e se desenvolver bem.

Essa planta precisa alcançar altura antes de começar a florescer ou dar seus frutos, por isso, é preciso ter cuidado e paciência.

Para o plantio, você pode utilizar vasos, ou você pode simplesmente escolher plantá-la na terra, de forma que facilite seu crescimento correto.

Essa planta precisa de bastante luz solar e umidade, e se dá bem em temperaturas ambientes, sem grandes variações. Nem calor extremo, nem frio extremo, tenha em mente esses fatores.

Para que você não exagere no fornecimento de sol, é bom que ela receba muita luz, mas não diretamente, portanto, prefira ambientes em que a orquídea Vanilla fique protegida, até mesmo por outras plantas ou árvores que você tenha em seu jardim

Tenha cuidado com a rega e com a umidade

Quanto à água, lembre-se que essa planta precisa de bastante umidade, já que por si só ela não consegue absorver e estocar quantidades de água em sua estrutura.

No entanto, não exagere com esse fornecimento de água. Verifique sempre, antes de regar, se o substrato já está seco e aí então molhe sua planta. Repita o processo sempre que você notar que estiver ressecado novamente.

Um outro fator importante sobre o cuidado, caso você pretenda adicionar esse belo exemplar a sua coleção, é de que ela necessidade de alta umidade no ar, em torno de 60% para viver saudável.

Em relação ao tipo de substrato que fica mais adequado a sua correta nutrição e crescimento, você pode utilizar um que seja rico em matérias orgânicas, como o próprio esterco.

Você pode combinar adubações frequentes, duas vezes ao mês, para que sua orquídea Vanilla cresça saudável.

Origem e utilizações da orquídea Vanilla

Não se tem um local ou país exato onde tenha surgido exatamente essa planta tão fantástica e peculiar.

No entanto, acredita-se que ela tenha tido sua origem no continente sul-americano e na América Central, mais precisamente entre as regiões do México e da Bolívia.

Nos dias atuais, você pode encontrar essa planta em cultivos em alguns locais do mundo, exatamente para a produção em maior escala da especiaria que ela produz, a baunilha.

Como nota final a respeito dessa espécie, é importante citar que ela pode levar muitos anos até efetivamente florescer e gerar as favas de baunilha, e isso requer cuidado extra e empenho de quem cultiva.

Mas mesmo assim, é um exemplar que, com certeza, merece um local em sua casa ou jardim, como decoração emblemática, por tudo que essa planta pode oferecer.

Deixe um comentário