Deprecated: Array and string offset access syntax with curly braces is deprecated in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeUtils.php on line 270

Notice: Trying to access array offset on value of type null in /home/tudodeorquideas.com.br/public_html/wp-content/plugins/autoptimize/classes/autoptimizeExtra.php on line 163
Orquídea Rodriguezia Bahiensis. - TUDO DE ORQUIDEAS

Orquídea Rodriguezia Bahiensis.

Nossa primeira espécie de orquídea do mato escolhida: Orquídea Rodriguezia Bahiensis para figurar em nossa lista é a lindíssima Rodriguezia Bahiensis, totalmente brasileira e também conhecida como buquê de noiva.

Essa espécie é epífita, ou seja, ela vive usando as árvores como apoio de sustentação.

Justamente por isso, você pode encontrá-las mais facilmente em maiores alturas.

Essa planta pode ser vista em regiões como Pernambuco e Bahia e existe na mata atlântica.

Rodriguezia Bahiensis
Rodriguezia Bahiensis

Suas folhas são finas e compridas, podendo então chegar até os 20cm, e as flores surgem geralmente perto do final da primavera.

Falando sobre as flores, a Rodriguezia ostenta flores brancas, agrupadas numa haste que sustenta o grupo, sendo similar a um buquê de noiva, daí seu nome popular.

Essa planta gosta de ambientes com boa umidade e sem luz direta, por isso, manter o substrato sempre hidratado é fundamental para seu bom desenvolvimento, além de manter alta a umidade do ar.

Orquídea Rodriguezia Bahiensis: veja como ter uma aí na sua casa!

Apesar de ser popular no Brasil, muita gente tem receio em cultivar essa orquídea. Afinal, desconhecem os cuidados que a Orquídea Rodriguezia Bahiensis exige e desse modo, não experimentam a ótima terapia que é cuidar dessa planta.

Portanto, hoje decidimos fazer algumas observações sobre esse cultivo. Acompanhe nosso post até o final e saiba mais sobre o assunto. Veja!

Como plantar essa orquídea?

Primeiramente, saiba que recomendamos que você plante a sua orquídea epífita em árvores, tocos de madeira ou mesmo em placas de madeira.

Todavia, sabemos que devido a espaço nem sempre isso é possível. Assim, plante a sua muda em um vaso mesmo. Mas, ele deve ser furado e permitir uma boa drenagem de água.

Ah! Use substratos como carvão vegetal, casca de pinus e outros itens leves. Vale a pena ressaltar que essas orquídeas não gostam de ser plantadas em terra.

Rega: aprenda e não erre!

A Orquídea Rodriguezia Bahiensis deve ser molhada entre 2 e 3 vezes por semana. Afinal, ela gosta de umidade. Contudo, tenha cuidado com o exagero!

Nesse sentido, evite molhar muito a sua planta. Lembre-se que assim como outros tipos de orquídeas, essa também morre caso fique encharcada.

Indicamos que você sempre pegue na terra e no substrato da sua orquídea. Se estiver muito seco, regue-a imediatamente. Caso contrário, umedeça a área levemente ou espere mais um dia para regar.

Temperatura

Além disso, essas plantas adoram o clima tropical (das florestas). Em resumo, suportam bem o calor durante o dia, mas preferem um friozinho à noite.

Portanto, tente recriar esse ambiente para a sua Orquídea Rodriguezia Bahiensis. Assim, ela irá te oferecer belas flores durante a primavera e no verão.

Umidade

Já pincelamos esse tópico anteriormente. Esse tipo de orquídea gosta de umidade, entretanto, não é adepta a locais extremamente úmidos.

Luminosidade e luz do sol

Ademais, ela precisa de luz solar mas nunca diretamente. Nesse sentido, deixe-a em local iluminado e com sombreado. Desse modo, ela poderá crescer e ter os nutrientes necessários para se desenvolver adequadamente.

Você gostou de conhecer a Orquídea Rodriguezia Bahiensis? Se quer saber mais sobre outra espécie epífita, leia nossa matéria completa sobre as Orquídeas Miltonia. Ademais, fique de olho em nosso site!

Sempre trazemos matérias e novidades sobre orquídeas especialmente para você!

Deixe um comentário